Mariano Rajoy recebe novo Audi blindado de meio milhão de euros

A Espanha é o segundo país da Europa - apenas atrás da Itália - com mais veículos oficiais. Ainda assim, e no meio de um momento crítico para a política do país com o caso da Catalunha, o governo decidiu trocar o carro do presidente Mariano Rajoy.

Por razões de segurança o Audi A8 L, que foi utilizado por José María Aznar e José Luis Zapatero durante os seus mandatos, já com 16 anos e 272.728 quilómetros percorridos, será substituído por uma versão renovada: o Audi A8 L Security, com um preço de 498.000 euros.

O automóvel actual terá sofrido várias avarias graves e ultrapassa já o limite aconselhado para utilização, colocando em causa as suas capacidades para responder em alguma situação de perigo. É ainda de frisar que os veículos blindados têm um vida menor que o habitual.

A Audi continua assim como marca de eleição, que já foi colocada à prova em 1995 quando a ETA tentou assassinar o Aznar com um carro bomba. A marca alemã é escolha recorrente para veículos de segurança já que com a estrutura do A8 em alumínio consegue suportar mais peso sem comprometer.

O novo A8 L Security, que chegará dentro de quatro meses, é um modelo de 2016 e eleva os níveis se segurança do seu antecessor. O carro foi reforçado com tecidos mais resistentes, corpo em alumínio e aço. No total são dois mil kg extra com componentes de segurança, garantindo assim o nível VR9 em protecção - o mais alto da actualidade. 

O automóvel tem protecção contra balas e pequenas explosões. O pneus são capazes de seguir vários quilómetros mesmo furados ou em chamas. Vem equipado com extintores e um filtro de ar para eliminar gases tóxicos. Tem um sistema selectivo de desbloqueio de portas, comunicação directa com a polícia e alta-voz para comunicar com o exterior. 

Estão disponíveis duas opções de motorização, com um bloco V8 4.0 TFSI biturbo de 435 cv e 600 Nm de binário máximo e um W12 FSI atmosférico de 500 cv e 625 Nm de binário máximo. Ainda não se sabe qual a versão que Rajoy escolheu. a tracção é integral e a velocidade máxima está electronicamente limitada a 210 km/h.

Em destaque